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Musculação Vegana Suplementos Proteicos

 

  • Musculação Vegana Suplementos Proteicos

Marcelo Calazans

Elaborado em 12/08/2016

 

Durante muito tempo a musculação para veganos foi colocada como inapropriada e categorizada como de difícil evolução muscular devido a possíveis falhas nutricionais que a dieta Vegana poderia apresentar, principalmente relacionado às comentadas proteínas e seu valor biológico.

 

A proteína é constituída de aminoácidos não essenciais e essenciais, e a importância dos aminoácidos essenciais é grande, pois o corpo não pode sintetiza-los, e eles obrigatoriamente devem fazer parte da nossa alimentação[1].

 

Quanto maior a quantidade de aminoácidos essenciais que uma proteína tem, maior também é o seu valor biológico[2].

 

A evolução na musculação por parte de veganos e vegetarianos sempre foi contestada exatamente por esse motivo, pois como exemplo podemos citar a importância de 3 aminoácidos essenciais que constituem o BCAA, que são valina, leucina e isoleucina, por isso sempre foi comum as pessoas dizerem, que o crescimento muscular ficaria prejudicado com uma dieta em que o valor biológico da proteína fosse baixo.

 

Realmente é conhecido o fato de que proteínas de origem animal possuem um valor biológico superior, como mostra a tabela abaixo extraida da "Food and Agriculture Organization of the United Nations - The Amino Acid Content of Foods and Biological Data on Proteins":

 

AlimentosClassificação
Ovo (inteiro)100
Leite de Vaca91
Clara de ovo88
Peixe83
Carne Vermelha80
Frango79
Arroz59
Feijão49

 

SuplementosClassificação
Whey Protein Isolado110 - 159
Whey Protein Concentrado100 - 104
Albumina85 - 88
Caseína77
Proteína de Soja74

 

Mais detalhes sobre o que é o valor biológico, pode ser encontrado em uma outra postagem nossa aqui do site:

 

A importância do valor biológico das proteínas

 

A importância do valor biológico das proteínas

 

O que estamos trazendo com essa matéria aqui, é uma tendência na criação de suplementos alimentares proteicos, semelhante a ideia do whey protein, só que totalmente aeganos e sem a adição de nada de origem animal.

 

Temos esses dois exemplos abaixo:

 

Br Nutrition Musculação Vegana Suplementos Proteicos

 

Dux Vegan Musculação Vegana Suplementos Proteicos

 

Em sua formulação, o fabricante afirma que as proteínas contidas no produto se originam da proteína isolada e concentrada de arroz integral, proteína isolada de ervilha, batata e soja.

 

No caso do "Vegan Protein" da Dux Nutrition Labs, o fabricante afirma que o produto é composto de 20g de proteína para 2,5g de carboidrato por porção, e ainda ressaltam que através dessa mistura de compostos isolados e concentrados e fontes de proteína vegetal, conseguem um bom valor biológico dessa proteína com uma boa quantidade de BCAA´s.

 

Existem ainda outras boas opções de produtos dessa mesma linhagem para os veganos, o que é uma coisa boa, visto que existe um público vegano interessado nas práticas de atividades físicas como a musculação.

 

Isso pode colaborar na elaboração de um bom cardápio vegetariano ou vegano, que não é tarefa fácil, pois assim como colocado pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina e por muitos outros órgãos da área de saúde, uma dieta vegana ou vegetariana não é aquela em que apenas se retira a carne ou derivados animais do cardápio, e sim montar um cardápio apenas de origem vegetal que venha a suprir de maneira adequada todos os nutrientes e benefícios nutricionais que os alimentos de origem animal carregam.

 

Outro erro que acabam caindo muitos nas montagens de dietas veganas e vegetarianas, é achar que trocar a carne ou alimentos de origem animal por apenas um tipo de vegetal, achando que ele vai suprir tudo que os derivados animais proporcionam também é um erro[3], como afirma abaixo a citação do Dr George Guimarães, nutricionista especializado em dietas vegetarianas.

 

"Outro erro é querer "trocar" a carne por um outro único alimento. A pessoa que adota uma dieta vegetariana deve ter clareza de que a sua dieta deverá passar por mudanças mais amplas para que todas as necessidades nutricionais do indivíduo sejam supridas. Muitos novos vegetarianos acabam simplesmente aumentando a ingestão de alimentos derivados de animais, como os ovos e os laticínios, ou passam a comer de maneira exagerada um determinada alimento, como a soja por exemplo."

 

Por esse motivo, que a suplementação dos produtos tidos como "Vegan Protein" que apresentamos aqui nesta matéria, podem ser muito interessantes.

 

Uma boa dieta Vegana aliada a suplementações se necessário, podem sim na nossa opinião trazer bons frutos e benefícios aos praticantes veganos e vegetarianos de musculação, e como nosso papel aqui é incentivar a pratica da musculação, damos total apoio a essa ideia.

 

Referências:

 

1 - Bioquímica Médica, John Baynes, Marek H. Dominiczak, 2015.

 

2 - Soja Qualidade de Vida e Saúde com Prazer e Sabor, Mario Bouyssounade Rivas, 2006.

 

3 - O que eu coloco no lugar da carne? Dr George Guimarães, nutricionista especializado em dietas vegetarianas - [link] acessado em 12/08/2016.

 



 

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