barra dúvida um
barra dúvida dois
site dúvida
logo musculação
casal fitness
lupa

Enciclopédia do Fisiculturismo

© Copyright

mail barra
Botão Menu

LinkedIn
botão calculadoras
título calculadoras
fecha calc
calculadora bf calculadora tmb calculadora imc

fecha visi

Usuários On-Line

Veja o que estão acessando

 

• não estão excluídos desta relação os acessos feitos por robôs (bots)

• contabilizados os acessos totais nos últimos 30 minutos

48
Veja detalhes

 

Os Iniciantes e a Ilusão dos Anabolizantes

 

  • Iniciantes e a Ilusão dos Anabolizantes

Marcelo Calazans

Elaborado em 17/06/2016

 

Uma coisa muito comum, é vermos iniciantes na musculação querendo partir cedo demais para o uso de anabolizantes.

 

Eu já acompanho o assunto há mais de uma década, e já vi relatos e avaliei centenas de casos de inúmeras pessoas.

 

Muitas vezes o iniciante fica frustrado pois não consegue de início ganhos de massa muscular, e quer logo no desespero partir para os anabolizantes.

 

Esse é um erro clássico.

 

Na musculação, não adianta pegar atalhos, pois mesmo depois que a pessoa já conquistou o tão desejado corpo depois de anos de treino, para se manter aquele corpo sempre no ápice, essa pessoa vai ter que levar sempre consigo durante a sua vida toda a musculação, os bons hábitos de alimentação e a disciplina num modo geral.

 

Portanto, a musculação não pode ser apenas uma fase na vida de uma pessoa, e deve ser uma mudança de estilo de vida que deve ser levada para sempre, e é por isso que não adianta pegar atalhos, pois quem inicia na musculação, está iniciando em algo que deve durar para sempre na sua vida, e sendo assim, não há porque ter tanta pressa, e uma das coisas mais importantes na musculação, é a paciência.

 

Já acompanhei casos de iniciantes com cerca de 6 meses de academia, que obtiveram um resultado satisfatório para eles sem a necessidade de utilizar anabolizante nenhum; mas o que acontece então que alguns não obtém esse resultado?

 

- Quando isso ocorre, na maioria das observações que faço, é devido a alimentação insuficiente.

 

No caso de pessoas abaixo do peso, com baixo percentual de gordura e que visam o ganho de massa muscular, o ideal na minha visão, é a pessoa ter um bom aporte calórico vindo da dieta, não adianta a pessoa dizer: - "eu como frango, batata doce, arroz integral, bebo 3 litros de água por dia e faço refeições de 3 em 3 horas", pois isso na verdade não quer dizer absolutamente nada, pois a pessoa pode perfeitamente estar fazendo isso tudo, e ainda mesmo assim, ter uma quantidade insuficiente de calorias ingeridas para prover ganho de massa muscular.

 

É hipoteticamente possível admitir o ganho de massa muscular em déficit calórico, mas isso é extremamente difícil de ocorrer.

 

Outro engano que cometem os iniciantes, é achar que sem acertar a dieta, que usando um anabolizante ele irá resolver tudo, e que desta forma a pessoa irá ganhar massa muscular que antes não ganhava sem o anabolizante.

 

Se fosse assim, eu não teria ficado cansado de ouvir perguntas do tipo: - "porque meu ciclo não deu certo, onde eu errei?", e acreditem, essas perguntas são comuns, e se eu fosse citar um número para quantificar as vezes em que eu já ouvi isso, eu estaria mentindo, pois confesso que perdi a conta.

 

Quando isso acontece, na grande maioria das vezes, é devido à alimentação fraca, pois o anabolizante para fazer seu papel de estimular o crescimento muscular, precisa dos nutrientes vindos da alimentação de forma suficiente, e uma alimentação insuficiente faz com que o anabolizante não possa agir.

 

Eu adoraria se todo iniciante que pensa em usar anabolizantes lesse isso, e tirasse de vez da cabeça essa ideia, pois para uma pessoa chegar em um ponto dentro dos seus anos de musculação, em que se chega a um impasse tornando difícil se obter mais ganhos de massa muscular, leva muitos anos.

 

Outro erro até bem básico que cometem os iniciantes, é pensar em querer ficar grande a qualquer custo, sem se preocupar como irá depois manter essa massa muscular.

 

Pois no começo, todo iniciante acha difícil ganhar massa muscular, mas posso afirmar, que mais difícil é manter a massa muscular que se ganhou. Por isso que eu disse no início que a musculação é uma atividade para todo sempre e que deve ser levada como uma mudança de estilo de vida, e não adianta pensar nela apenas como uma fase da sua vida.

 

Portanto, não se iludam, e se caso estiverem estagnados nos ganhos, ou ainda não tiverem tido resultados, tente verificar a alimentação como anda, pois, independente de se usar ou não anabolizantes, o que faz uma pessoa ter resultados ainda é a alimentação, treino, descanso e disciplina boa num modo geral.

 

Caso você se depare com qualquer dificuldade na elaboração da sua dieta, procure um bom nutricionista, que esse profissional vai poder ajuda-lo com certeza.

 



 

química