barra dúvida um
barra dúvida dois
site dúvida
logo musculação
casal fitness
lupa

Enciclopédia do Fisiculturismo

© Copyright

mail barra
Botão Menu

LinkedIn
botão calculadoras
título calculadoras
fecha calc
calculadora bf calculadora tmb calculadora imc

fecha visi

Usuários On-Line

Veja o que estão acessando

 

• não estão excluídos desta relação os acessos feitos por robôs (bots)

• contabilizados os acessos totais nos últimos 30 minutos

15
Veja detalhes

 

Fisiculturismo, uma ciência

 

  • fisiculturismo

Marcelo Calazans

Elaborado em 27/09/2017

 

Percebemos que entre praticantes e profissionais envolvidos com a musculação, existem alguns que possuem dúvidas sobre o que exatamente significa a palavra Fisiculturismo na sua essência.

 

Todas as palavras têm uma definição que consta no dicionário, e por definição, a palavra Fisiculturismo no dicionário é um substantivo masculino que tem o seguinte significado: - "Fisiculturismo ou culturismo é o uso de exercícios de resistência progressiva para controlar e desenvolver os músculos do corpo"[1].

 

Na língua inglesa, a palavra Fisiculturismo é traduzida como bodybuilding, e o fisiculturista em inglês seria o bodybuilder.

 

Existe uma curiosidade na língua inglesa a respeito disso, pois o que nós aqui chamamos de musculação, é traduzido para o inglês segundo alguns dicionários[2] como body-building.

 

Por isso que o termo que usamos aqui, "praticante de musculação", que seriam as pessoas que fazem uso das academias para praticar a musculação, em inglês em determinadas situações, é traduzido simplesmente como bodybuilder.

 

Ainda com relação ao significado da palavra, em alguns casos, o preconceito no Brasil com as tendências relacionadas a beleza física e estética, acaba sendo muito grande, e algumas pessoas se negam a chamar o "praticante de musculação" de fisiculturista, e para alguns, o fisiculturista seria apenas aquele que sobe ao palco para competir, mas a língua inglesa menos preconceituosa neste aspecto, aceita perfeitamente que o "praticante de musculação" seja chamado de bodybuilder.

 

Depois de especificado os termos da palavra Fisiculturismo com relação ao seu significado, vamos explicar o que é na verdade o Fisiculturismo para nós.

 

O Fisiculturismo é uma ciência a parte, ciência essa carente de maiores estudos e pesquisadores.

 

Na nossa visão, não existe um curso acadêmico no Brasil que forme um profissional exclusivamente especializado para trabalhar com o Fisiculturismo, pois o Fisiculturismo, é muito mais do que apenas "exercícios de musculação executados em uma academia".

 

O Fisiculturismo é uma prática que engloba as 24 horas do dia do atleta. Pois, para que o resultado aconteça, o emocional, alimentação, treino, descanso (sono) e disciplina geral devem ser primorosos, sem falar nos recursos químicos ergogênicos que devem ser manipulados com precisão.

 

No Fisiculturismo competitivo, a manipulação química utilizada como recurso ergogênico é muito empregada e aceita.

 

Fora do Fisiculturismo competitivo, nós recriminamos todas as formas de utilização de recursos químicos ergogênicos, como por exemplo os esteroides anabolizantes, que são considerados doping nas modalidades esportivas e contraindicado pelo Conselho Federal de Medicina para uso estético[3].

 

Vemos, portanto, que o Fisiculturismo engloba partes essenciais de várias outras ciências que conhecemos na nossa rotina diária.

 

Partes essenciais da educação física, nutrição, farmácia, bioquímica, ciências médicas e saúde em geral devem ser empregadas com total perfeição para criar um atleta campeão no Fisiculturismo.

 

Os educadores físicos são de extrema importância, e concordamos com o Conselho Federal de Educação Física na citação em que eles colocam que “toda prática física deve ser supervisionada por um educador físico”, mas gostamos de pensar no Fisiculturismo como uma ciência a parte, e o que realmente cria um fisiculturista campeão, não se ensina ainda com ênfase na sua totalidade em nenhum curso acadêmico que conhecemos, mas os educadores físicos têm papel primordial em uma parte importante da formação de um fisiculturista.

 

Nós da equipe do Matérias Musculação, sempre deixamos bem clara a nossa posição sobre a Ciência do Fisiculturismo, pois entendemos que o Fisiculturismo é uma ciência a parte, e ainda um campo muito inexplorado que necessita de maiores estudiosos e pesquisadores no assunto.

 

Temos fé que um dia a ciência que envolve essa tão amada prática nossa de cada dia seja mais estudada, respeitada e levada mais a sério no Brasil.

 

Referências:

 

1 - Acerca de dicionário português - © dicionário português, 2017.

 

2 - Collins Portuguese Dictionary 2nd edition published in 2001 © HarperCollins Publishers.

 

3 - Russi, MC. Médicos não podem receitar anabolizantes apenas com a finalidade estética. Matérias Musculação, São paulo, jul. 2016 [link] acessado em 27/09/2017.

 



 

química