barra dúvida um
barra dúvida dois
site dúvida
logo musculação
casal fitness
lupa

Enciclopédia do Fisiculturismo

© Copyright

mail barra
Botão Menu

LinkedIn
botão calculadoras
título calculadoras
fecha calc
calculadora bf calculadora tmb calculadora imc

fecha visi

Usuários On-Line

Veja o que estão acessando

 

• não estão excluídos desta relação os acessos feitos por robôs (bots)

• contabilizados os acessos totais nos últimos 30 minutos

101
Veja detalhes

 

Cobavital ajudando na musculação

 

  • Cobavital ajudando na musculação

Marcelo Calazans

Elaborado em 06/09/2016

 

O Cobavital® é uma medicação bastante famosa dentro do culturismo e da musculação, pois as pessoas se utilizam dele para conseguir ter um aumento na ingestão calórica.

 

Uma pessoa muito abaixo do peso que deseja obter com a musculação um aumento de massa muscular, deve prover ao seu corpo a quantidade correta de nutrientes e calorias para que o crescimento muscular seja possível, por isso que algumas pessoas que tem dificuldade de se alimentar de forma correta por falta de apetite, acabam optando as vezes por medicações como o Cobavital®.

 

O Cobavital® consegue na maioria dos relatos um bom suporte no aumento do apetite.

 

Em um estudo[1] com crianças de ambos os sexos, tratadas com uma associação medicamentosa igual ao Cobavital®, observou-se efeito favorável sobre o estado geral incluindo o apetite e o crescimento linear.

 

O Cobavital® é um composto de duas substâncias, a ciproeptadina e a cobamamida, no qual se observa que o uso conjunto dessas substâncias pode ter um efeito sinérgico no aumento do apetite em certos casos[2].

 

A cobamamida é uma coenzima da vitamina B12 e apresenta uma ação farmacológica direta sobre o metabolismo que estimula a síntese proteica[3].

 

A síntese proteica é uma atividade biológica muito importante no nosso corpo, e é ela que acaba por favorecer o ganho de massa muscular e o aumento da força física[4] que estimulamos ao treinar.

 

Vários são os fatores envolvidos na síntese proteica, e podemos citar a própria testosterona[4], a proteína que acabamos por ingerir através dos alimentos[5], vitaminas e enzimas específicas.

 

Tudo isso deve existir de forma satisfatória para que a síntese proteica possa existir, e a cobamamida é muito comentada por possuir propriedades de intervir também na regulação da síntese proteica.

 

A grande maioria das pessoas que falam do Cobavital®, falam muito na cobamamida, isso pelo fato dela ter a capacidade de intervir nos processos de síntese proteica, e como o termo "síntese proteica" está ligado ao anabolismo e as pessoas relacionam isso com o crescimento muscular, fato que pode ser considerado verdadeiro, isso fez com que a notoriedade da cobamamida se tornasse mais popular no Cobavital®.

 

Mas não menos importante para que o Cobavital® atinja um de seus objetivos, que é o aumento do apetite atuando como orexígeno, temos na sua composição a ciproeptadina.

 

A ciproeptadina é um anti-histamínico de primeira geração com capacidade também de oferecer efeitos anti-serotoninérgicos, e fundamenta-se no seu efeito anti-serotoninérgico o seu potencial de aumento do apetite[6].

 

Como anti-histamínico ela também tem propriedades antialérgicas, e nos EUA por exemplo, a FDA aprova o uso da ciproeptadina apenas como coadjuvante no tratamento de alergias[6].

 

Embora em alguns países os efeitos de aumento do apetite (orexígeno) da ciproeptadina sejam controversos, seus relatos em literatura médica são abundantes[6].

 

É relatado seu uso em casos dentro do fisiculturismo, em que atletas se utilizam da ciproeptadina em rotinas de aumento de volume para ajudar a aumentar a ingestão calórica[6].

 

Mas um dos fatores que torna a ciproeptadina controversa, é com relação ao tempo de uso das terapias para abrir o apetite. A Organização Mundial da Saúde - OMS advertiu contra o uso prolongado da droga para esta finalidade[7], mas independente disso, ainda existem muitos casos de relatos do uso da ciproeptadina como estimulante do apetite para tratamentos a curto prazo[6].

 

Um dos colaterais que é muito comum de se observar com o uso do Cobavital® é devido à ciproeptadina, que é a sonolência, que é uma característica dos anti-histamínicos de primeira geração, e esse colateral costuma ir diminuindo com o tempo à medida que o tratamento vai avançando.

 

No Brasil existem outras medicações a base de ciproeptadina para aumento do apetite, e podemos citar o Apevitin BC®.

 

Toda via, a recomendação antes de se partir para algo assim, é procurar ver se é possível a ingestão calórica de forma adequada sem que seja necessária a utilização de nenhuma medicação para estimular o apetite, e no caso de se verificar realmente a falta de apetite, um médico pode orientar melhor quais seriam as soluções mais adequadas para cada caso.

 

Referências:

 

1 - Pennachin, DJ. Observações clínicas e terapêuticas sobre a atividade da associação de cloridrato de ciproheptadina e cobamamida, no incremento ponderal, em crianças. Rev Bras Clín Terap, 1975; 4(5):161-6.

 

2 - Medicamentos na prática clínica, Elvino Barros, Helena M. T. Barros, 2009.

 

3 - Bula do medicamento Cobavital®, fabricado por Abbott Laboratórios do Brasil Ltda. - Reg. MS: 1.0553.0344.

 

4 - Testosterona energia e saúde, Bento, Dr. José.

 

5 - Gastrenterologia e Hepatologia de Harrison - 2.ed., Dan L. Longo, Anthony S. Fauci, 2014.

 

6 - William Llewellyn's, Anabolics, E-Book Edition 2011.

 

7 - Cyproheptadine no longer promoted as an appetite stimulant. WHO Drug Info1994; 8:66.

 



 

química