barra dúvida um
barra dúvida dois
site dúvida
logo musculação
casal fitness
lupa

Enciclopédia do Fisiculturismo

© Copyright

mail barra
Botão Menu

LinkedIn
botão calculadoras
título calculadoras
fecha calc
calculadora bf calculadora tmb calculadora imc

fecha visi

Usuários On-Line

Veja o que estão acessando

 

• não estão excluídos desta relação os acessos feitos por robôs (bots)

• contabilizados os acessos totais nos últimos 30 minutos

92
Veja detalhes

 

Calorimetria e a Taxa Metabólica Basal (TMB)

 

  • Calorimetria e a Taxa Metabólica Basal (TMB)

Marcelo Calazans

Elaborado em 05/09/2016

 

Consumir calorias é o que fornece ao nosso corpo o combustível necessário para que ele possa realizar todas as suas tarefas.

 

Cada corpo tem um consumo calórico diferente, pois a quantidade de calorias que um corpo necessita para funcionar diariamente e cumprir todas as suas tarefas do dia, pode mudar em decorrência de alguns fatores, como a idade e o peso corporal.

 

Toda vez que nos alimentamos, estamos fornecendo ao corpo uma quantidade de calorias através da alimentação, e são exatamente essas calorias que nosso corpo usa para poder funcionar diariamente.

 

Portanto com isso, percebemos que é importante o controle de quantas calorias nós ingerimos por dia, e também é importante saber quantas calorias nosso corpo gasta por dia para funcionar.

 

Uma das coisas que torna isso importante, é o controle da obesidade, pois sabemos que os lipídios (gordura) são a forma de armazenamento de todo o excesso de calorias ingeridas na alimentação, e eles são armazenados na forma de triacilgliceróis, e esses excessos de calorias ingeridas, podem ter sido ingeridos na forma de carboidratos, proteínas, ou o próprio lipídio (gordura).

 

Com isso concluímos que o nosso corpo, tem a tendência de acumular em forma de gordura as calorias a mais que nós ingerimos ao longo do dia e que não foram utilizadas.

 

Isso trouxe a importância de sabermos de forma mais exata quantas calorias nosso corpo gasta por dia, para podermos com isso calcular de forma mais precisa as calorias que serão ingeridas na nossa dieta diariamente para evitar o acúmulo de gordura desnecessária.

 

Entra em cena então a TMB (taxa metabólica basal), que pode ser definida como a taxa de metabolismo e consumo calórico de uma pessoa em estado de descanso, e ela nos dá a quantidade de calorias necessárias para manter o corpo realizando suas funções indispensáveis (como respiração e circulação sanguínea) em nível zero de atividade externa[1].

 

Existem algumas formas de se medir a TMB de forma aproximada, e isso é mais comum de se fazer através de algumas fórmulas, e temos uma bem comum que é a equação de Harris Benedict, que pode ser encontrada em uma calculadora nossa aqui do site abaixo:

 

Calculadora de Taxa Metabólica Basal (TMB) e Consumo de Calorias

 

Calculadora de Taxa Metabólica Basal (TMB)

 

Existem formas mais precisas de medição da TMB (taxa metabólica basal), como é o caso da Calorimetria.

 

Temos dois tipos de Calorimetria, a direta e a indireta.

 

A Calorimetria direta é a considerada mais precisa, com precisão de cerca de 99%, mas ela é um procedimento caro, pois requer uma câmara sofisticada e um período de medição de cerca de 24 horas.

 

Já a Calorimetria indireta é mais comum, pois ela pode ser feita através de um aparelho portátil que pode ser utilizado à beira do leito do paciente a ser examinado, como mostra a figura abaixo:

 

Calorimetria

 

O processo de Calorimetria indireta, consiste em um método não-invasivo que determina as necessidades nutricionais e a taxa de utilização dos substratos energéticos a partir do consumo de oxigênio e da produção de gás carbônico obtidos por análise do ar inspirado e expirado pelos pulmões[2,3], ou seja, conforme a quantidade de gás carbônico que nos expiramos, é possível saber a quantidade de calorias que essa pessoa está consumindo naquele intervalo de tempo, e assim desta forma, podemos calcular a TMB (taxa metabólica basal) diária desta pessoa.

 

Só lembrando o que já citamos acima, que a TMB é a taxa de metabolismo e consumo calórico de uma pessoa em estado de descanso, não considerando assim as atividades que fazemos ao longo do dia.

 

Na impossibilidade de se realizar um exame desses, que é feito por clínicas especializadas, a calculadora de TMB e consumo calórico diário que sugerimos acima que faz os cálculos utilizando a equação de Harris Benedict, pode ser empregada para auxiliar na elaboração da dieta diária.

 

Lembrando sempre, que na dúvida sobre qualquer um desses processos, um bom nutricionista pode com certeza ajudar.

 

Referências:

 

1 - Termodinâmica - 7ed, Yunus A. Çengel, Michael A. Boles, 2013.

 

2 - Ferrannini E. The theoretical bases of indirect calorimetry: a review. Metabolism 1988; 37: 287-301.

 

3 - Branson RD. The measurement of energy expenditure: instrumentation, practical considertions and clinical application. Respir Care 1990; 35: 640-59.

 



 

química